Histórico

EXIBINDO CONVERSAS RECENTES:

Texto: identified
# bolix
Avatar discord do usuario alexr_02

alexr_02

Ver no Discord

Bom dia pessoal. Considerando os status das TRANSAÇÕES (BOLETO BANCÁRIO E CARTÃO DE CRÉDITO):
identified
approved
paid
settled

Quais dessas eu tenho garantia de que o retorno da minha consulta de uma cobrança irá retornar com a data de pagamento preenchida ?

# módulos-plugins
Avatar discord do usuario joao_efi

joao_efi

Ver no Discord

Boa tarde @deljdl8128 @grupothx tudo certo?
O status identified se refere ao Pagamento identificado. Isso significa que já foi iniciado o processo de pagamento e o valor deve cair em breve na conta.
Entretanto existe algumas formas (apesar de poucas e burocráticas) onde o cliente pode conseguir cancelar o pagamento.
Esse status é interessante em casos onde o acesso produto comercializado pode ser revogado com facilidade, por exemplo: Conexão a internet.

Após o processo de pagamento ser concluido o status da cobrança será alterado para Pago (paid) e o valor já constará em sua conta

# módulos-plugins
Avatar discord do usuario deljdl8128

deljdl8128

Ver no Discord

Ótima tarde.
Recebi um status "identified" para uma cobrança.
Mas o pagamento não foi feito.
Como consigo suporte?

# módulos-plugins
Avatar discord do usuario grupothx

grupothx

Ver no Discord

Ótima tarde.
Recebi um status "identified" para uma cobrança.
Mas o pagamento não foi feito.
Como consigo suporte?

# pagamento-contas
Avatar discord do usuario joao_efi

joao_efi

Ver RespostasVer no Discord

Bom dia @hjjunior tudo certo?
[BOLETO]
O status identified se refere ao Pagamento identificado. Isso significa que já foi iniciado o processo de pagamento e o valor deve cair em breve na conta.
Entretanto existe algumas formas (apesar de poucas e burocráticas) onde o cliente pode conseguir cancelar o pagamento.
Esse status é interessante em casos onde o acesso produto comercializado pode ser revogado com facilidade, por exemplo: Conexão a internet.

[CARTÃO]
Já o status approved é retornado na criação da cobrança de cartão, onde ocorre um processo de análise imediata.

Isso significa que seu cliente não vai mais precisar aguardar minutos ou horas pelo status da compra que realizou, pois qualquer venda por cartão será aprovada (status approved) ou recusada (status unpaid) de forma imediata.

O status approved indica que a operação foi autorizada e o emissor pode considerar que a venda foi realizada com sucesso.
Em alguns segundos, essa cobrança vai mudar para o status paid (PAGO), indicando que o valor já encontra-se lançado no extrato/lançamentos futuros de acordo com o prazo de disponibilização da conta.

# pagamento-contas
Avatar discord do usuario rubenskuhl

rubenskuhl

Ver RespostasVer no Discord

identified a Efí ainda não anunciou se é irreversível, mas em tese desde o dia 15.03 não tem mais como ser cancelado.

# assinaturas
Avatar discord do usuario hiagosilvas

hiagosilvas

Ver RespostasVer no Discord

Mayron, eu controlo a assinatura diretamente pelo meu backoffice também. O que eu fiz foi basicamente na assinatura criar um dt_vencimento e um dt_bloqueio.

Para cartão eu crio o token com o reuse: true na API deles e armazeno essa informação.

Dito isso, eu tenho a seguinte regra:

Caso boleto, eu emito o boleto em D-3 sobre a data de vencimento. Então o cliente tem 3 dias pós emissão para pagar. E o bloqueio eu coloco em dt_vencimento + INTERVAL 7 DAY, ou seja meu sistema só irá bloquear de fato sete dias após o último vencimento.

Caso cartão eu solicito a captura do valor no dia do vencimento às 4h da manhã, caso não consiga cobrar deixo um botão para o cliente tentar mais duas vezes. Após isso ele é obrigado a cadastrar novamente o cartão de crédito.

Sobre os webhooks, sempre que obtenho um status de sucesso eu calculo a nova data de vencimento e a nova data de bloqueio no banco de dados. Apenas para boleto existe um negócio bem interessante que é o status identified que basicamente significa que foi identificado o pagamento, porém ele ainda não foi liquidado de fato em sua conta. Como existe o risco do cliente entrar no atendimento do banco dele e cancelar esse pagamento a tratativa que faço sempre é: caso o status seja identified coloca o dt_bloqueio para daqui 3 dias úteis. Porém como a Efí geralmente deposita no próximo dia útil o webhook com a identificação do pagamento já virá no próximo dia útil e a rotina para recalcular as novas datas entrará em ação.

Dessa forma ficou bacana, pois consigo criar planos com flexibilidade. Adicionar valores novos ou variáveis que foram contratados durante o mês e caso precise de fazer qualquer migração não precisaria necessariamente usar uma API de assinaturas do novo fornecedor (visto que pode levar um tempo para seguir a lógica de um possível novo fornecedor). A lógica fica toda na minha aplicação e o PSP faz apenas a parte dele que é gerir o fluxo de cobrança na forma de pagamento que eu escolher

# cartões
Avatar discord do usuario marcoglg_dev

marcoglg_dev

Ver RespostasVer no Discord

Boa tarde queria uma explicação sobre o status "identified", sua descrição diz "Indica que o pagamento foi efetuado antes do dinheiro ser creditado." então ao receber esse status já posso colocar no meu sistema que a cobrança foi paga?

# bolix
Avatar discord do usuario guilherme_efi

guilherme_efi

Ver RespostasVer no Discord

Oi, @tacsistemas. Bom dia!
Sim. O status "identified" significa que o pagamento foi reconhecido pelo sistema, mas ainda não foi confirmado. Isso acontece quando o boleto é pago pelo código de barras, que um tempo para compensar. Assim que o pagamento for confirmado, o status mudará para "paid" e o valor será creditado na sua conta.

# bolix
Avatar discord do usuario tacsistemas

tacsistemas

Ver RespostasVer no Discord

Bom dia, Em que situação o status do bolto fica como "identified"? Seria quando é pago pelo codigo de barras?