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Texto: cancelamento cobrança
# dúvidas
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igor_efi

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Boa tarde, @andrelsilva! Tudo bem?
A nossa API não possui este fluxo de cancelamento e as nossas cobranças podem ser pagas até a quantidade de dias cadastrado em sua conta após a data de vencimento.
Pode ser que o seu modulo tenha alguma configuração que realiza este procedimento de cancelamento ao receber as notificações de inadimplência.
Como voê esta usando um módulo que foi desenvolvido por terceiros, recomendamos que você entre em contato com o desenvolvedor para verificar a maneira correta de configura-lo.

# assinaturas
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igor_efi

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Boa tarde, @rian2965!
Atualmente temos somente o endpoint que permite o cancelamento de uma cobrança

# bolix
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igor_efi

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Boa tarde, @welitonxd! Tudo bem?

Após a data de vencimento, o status da cobrança ficará como Inadimplente, independentemente de ter passado os 90 dias. Você pode, no entanto, alterar a data de vencimento de uma cobrança com status Inadimplente (até 89 dias após a data de vencimento) para que ela passe para o status Aguardando Pagamento.

Quanto à situação do boleto antigo dentro da Efi, ao criar um novo boleto com os mesmos dados para substituí-lo, cancelar o boleto antigo é uma prática recomendada. Isso ajuda a evitar confusões para o cliente e mantém a integridade dos registros.

Para minimizar a necessidade de criar boletos substitutos, considere emitir boletos com datas de vencimento mais amplas, especialmente se você sabe que seu cliente tem o hábito de pagar após a data de vencimento. Dessa forma, você reduz a incidência de boletos expirados e simplifica o processo de gerenciamento de cobranças.

Se desejar, você pode desativar o envio de e-mails de cancelamento dentro da sua conta digital, acessando Configurações da conta -> Configurações de cobranças -> E-mail. Isso pode ser útil para evitar confusões desnecessárias para o cliente.

# assinaturas
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gabrielcarvalho_27631

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fique em dúvida agora qual o correto @joaolucas_efi ?

O @guilherme_efi me respondeu o seguinte:

Bom dia, @gabrielcarvalho_27631! Espero que esteja tudo bem com você.
Se você cancelar a assinatura, as cobranças dela não serão canceladas automaticamente.
Você precisaria usar o endpoint PUT /v1/charge/:id/cancel para cancelar cada cobrança individualmente, substituindo o :id pelo charge_id da cobrança de cartão ou boleto que você quer cancelar.

o meu sistema eu já uso o PUT /v1/subscription/:id/cancel. para cancelar a assinatura então não preciso realizar a utilização de mais nenhum endpoint com relação ao cancelamento das cobranças ?

# pix
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rubenskuhl

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Cancelamento de Pix Cobrança independe de estar ou não no webhook... é um método PATCH mudando o status para "REMOVIDO_PELO_USUARIO_RECEBEDOR".

# cartões
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hiagosilvas

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No caso eu também @rubenskuhl, hoje mais um cliente negado provavelmente pelo anti-fraude. Até comentei sobre a possibilidade de desabilitar o anti-fraude para a minha conta, pois no meu caso de uso eu não teria problemas com chargeback (até porque o risco é do vendedor), minha solução é um SaaS no caso de chargeback eu bloqueio o acesso e o cliente paga o valor extornado + o atual. Não envio produtos físicos, cobro pelo aluguel do meu software só isso..

Se pelo menos houvesse um endpoint para cancelamento, ou então para testar o cartão do cliente para saber se o mesmo irá passar pelo anti-fraude na data do débito já iria ajudar muito. No meu caso, o cliente se cadastra, forneço 30 dias grátis para ele conhecer a plataforma e ver se atende, ai quando acaba o prazo e eu tento efetuar a cobrança me é negada pelo anti-fraude. Com isso acabo às vezes até perdendo o cliente..

O problema de hoje aconteceu com um cartão de pessoa jurídica, o cliente ainda não entrou em contato nem mudou a forma de pagamento para boleto.

# bolix
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italocarlo

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boa tarde estou com uma dificuldade para utilizar a api no que se refere ao cancelamento de boletos ao tentar cancelar uma cobrança me aparece uma mensagem de falha inesperada

# cartões
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rubenskuhl

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Que eu lembre é só via site. O endpoint de cancelamento nessa API de Cobranças funciona só para boleto.

# cartões
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jessica_efi

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Boa tarde @marcoslacroix ! O status approved indica que a operação foi autorizada. Não existe nenhuma possibilidade de cancelamento, ou seja, o emissor pode considerar que a venda foi realizada com sucesso.

Em alguns segundos, essa cobrança vai mudar para o status paid, indicando que o valor já encontra-se lançado no extrato/lançamentos futuros de acordo com o prazo de disponibilização da conta. Vai ser disparado uma notificação quando alterado pra paid.

# pagamento-contas
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gabriel_efi

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Olá, @SC, boa tarde! Por meio da nossa API você consegue programar o cancelamento de boletos em aberto, o protesto no entanto não disponibilizamos. Contudo, seu sistema pode realizar esse procedimento dada nossa notificação quando uma cobrança vence.

# assinaturas
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guilherme_efi

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Bom dia, @bonfim.justino!
O status approved antecede o paid, indica que a operação foi autorizada. Não existe nenhuma possibilidade de cancelamento, ou seja, o emissor pode considerar que a venda foi realizada com sucesso.

Em alguns segundos, essa cobrança vai mudar para o status paid, indicando que o valor já encontra-se lançado no extrato/lançamentos futuros de acordo com o prazo de disponibilização da conta.