Olá pessoa! Tudo bem com vocês? 😊

Para esclarecer algumas dúvidas que surgiram durante a integração do Pix, trouxemos uma breve explicação sobre a invalidade de uma cobrança gerada via API Pix e um fluxograma para um melhor entendimento. 
 

Atualmente, é possível mudar o status de uma cobrança gerada via API Pix utilizando o endpoint /v2/cob/:txid para o status REMOVIDA_PELO_USUARIO_RECEBEDOR, isso é uma opção para o integrador "cancelar" uma cobrança emitida anteriormente. Neste cenário uma segunda prática foi constatada cuja finalidade seria a mesma, o integrador alterava o atributo calendario.expiracao para um valor menor que o definido no ato da criação, ou seja, tornava a cobrança expirada e inválida para pagamentos.

 

 A cobrança expirada continua com o status de ATIVA porém não é mais passível de pagamento, para torna-la apta para pagamento novamente é necessário informar um tempo de expiração superior ao gerado na criação da cobrança. Diante deste cenário fica a critério do integrador escolher qual modo utilizar, que deve variar de acordo com a regra de negócio da sua empresa.
 

 

Vocês ainda têm alguma dúvida em relação a invalidade de uma cobrança? Poste nos comentários, ou entre em contato através de nossos canais de comunicação.
Até mais!  👋🏻 🧡